02 maio 2010

Ocorreu no dia 27 de maio ultimo um Encontro Grupo Paulo Freire – UNIJUÍ

          Encontro Grupo Paulo Freire – UNIJUÍ – 27.04.2010


Professora Elza: “O grupo se constitui para ler Paulo Freire em Paulo Freire”. É importante destacar a radicalidade do pensamento de Freire. Um dos conceitos mais radicais de Freire talvez seja a da tolerância na luta pelo “ser mais”.



Trabalhos apresentados no último Fórum PF:

ISAURA – sobre seu artigo “Oprimidos, oprimidos, oprimidas, oprimidas... um diálogo partindo de Paulo Freire, outras e outros”.

Paulo Freire fez uma opção pelos esfarrapados do mundo. Esse é seu lado e sua visão. A luta de classes é importante, mas existem outros motores sociais. “Essa coisa de falar só a metade da história não dá mais”. Paulo Freire percebe sua inconclusão quando inclui, além da questão de classe, a questão de raça e gênero.

CECÍLIA – Teatro “Acorda Raimundo” – Posters e outras formas de expressão.

A força da educação com respeito aos sujeitos precisa incluir outras formas de expressão como o teatro e a dança para facilitar a leitura do mundo além da palavra.

CÁTIA – Diálogo em Paulo Freire: Ser mais

Paulo Freire foi contra toda relação onde algumas pessoas valem mais do que as outras, assim como na educação tradicional que é antidialógica, onde uma pessoa se coloca na frente e o discente não se sente sujeito, mas objeto.

Nenhum comentário: