03 maio 2009

DICIONÁRIO PAULO FREIRE

Estaremos a partir de hoje, incluindo termos utilizados pelo autor, e que após discutidos no grupo de estudos, atue como facilitador para melhor compreendermos sua utilização e a interpretação se dê mais claramente para todos os estudiosos.

O objetivo deste dicionário é colocar à disposição de todos um repertório das possibilidades de compreender o pensamento e os escritos de Paulo Freire.
A exigência da clareza, considerada fundamental, na verdade, é, condição essencial para que possa exercer qualquer função de esclarecimento e orientação nos confrontos interpretativos.
Numa época em que os conceitos são freqüentemente confusos e equívocos a ponto de se tornarem inutilizáveis, a exigência de uma definição rigorosa dos conceitos e de suas articulações internas adquire importância vital.
Esperamos que o Dicionário que ora apresentamos ao leitor esteja à altura dessa exigência e contribua para difundi-la, restituindo aos conceitos sua força diretiva e asseguradora.
Como afirma Freire (Pedagogia da Autonomia, cap. 1.5), "pensar certo (...) demanda profundidade e não superficialidade na compreensão e na interpretação dos fatos".
Sempre que possível estaremos indicando a fonte e, aguardando suas contribuições.

Nenhum comentário: